Header_semmenu_fxsmall.jpg


O que é Reencenação Histórica?

Reencenação Histórica é um tipo de hobby no qual os participantes tentam recriar alguns aspectos de um evento histórico ou período. Pode ser um determinado momento histórico, uma batalha ou pode ser tão amplo quanto a um período inteiro. O "reenacting" (termo em inglês para Reencenação Histórica) é muito conhecido fora do Brasil. Nos Estados Unidos, nasceu do sentimento patriótico em recriar fatos históricos, tais como a independência americana, guerra civil, I e II Guerra Mundial e Vietnã, exaltando seus heróis. Na Europa existe uma ênfase nas batalhas medievais, napoleônicas e legião romana e claro, a invasão da Normandia. Com o surgimento do airsoft no Japão (conhecido lá como survivor game) em 1988, surgiram os "HISTORIAL GAMES", onde se recriam as batalhas históricas, mesclando a jogabilidade dos airsoft com a reencenação.



Tipos de Reencenação Histórica: As reencenações históricas militares se dividem em eventos que são caracterizados como tipo “História Viva” ou “Reencenação de Batalhas”.

  • "História Viva" - são voltados totalmente para a educação do público no sentido de que se destinam a retratar a vida e, o mais importante, o estilo de vida das pessoas da época, sendo que nesses eventos são apresentados uniformes, materiais e peças da época que se está querendo retratar.
  • "Reencenação de Batalhas" - eventos com sentido estrito; as batalhas são planejadas com antecedência para que as companhias e regimentos façam as mesmas ações que foram tomadas na batalha original. Essas reencenações chegam muitas vezes a serem feitas em locais da batalha original.



Preservando a História: Para o reencenador histórico militar, lembrar a história de conflitos armados não é ser solidário à questão bélica e/ou política, nem tão pouco ser a favor destes, mas sim preservar a história no que concerne aos conflitos mundiais por meio de pesquisas históricas, aquisição de objetos originais e reproduções que auxiliem a elucidar sua história por meio das reencenações.



Homenagem aos Veteranos.


A reencenação histórica também é um ato de respeito e homenagem aos veteranos sobreviventes e combatentes que pereceram nos conflitos mundiais, mantendo viva a memória de seus atos e ações na defesa de seus países. Isso têm sido e continua a ser uma inspiração para todos os reencenadores, os quais também prestam uma homenagem às famílias e amigos de qualquer membro das forças armadas brasileiras e de outros países que perdeu a sua vida ou de veterano que tenha sofrido danos psicológicos ou físicos no cumprimento do seu dever.

  • Coragem....
  • Honra....
  • Cumprimento do dever....
  • Pela Liberdade!


A Reencenção Histórica pelo Mundo: Hoje, no mundo, existem mais de 200 associações de reencenadores de história militar registrados, variando desde guerras do Peloponeso até a Guerra do Vietnã. No Brasil, destaca-se o nosso Grupo de Pesquisa e Reencenação Histórica “Dogs of War”. Lá fora, muitos museus, castelos e outras atrações históricas empregam atores ou reencenadores profissionais como parte da atração e também para atrair o público para seus estabelecimentos.
A maioria dos reencenadores ("reenactors", em inglês) são amadores, e não militares como a maioria pensa, os quais buscam a reencenação como um hobby. Já outros participantes estão interessados em obter uma perspectiva histórica sobre um determinado período ou conflito, e mais ainda se tiveram algum familiar envolvido em um desses conflitos.



"Um povo que não conhece seu passado, não compreende seu presente e é incapaz de projetar seu futuro.. "


Copyright www.dogsofwarbrasil.com.br © 2011. Todos os direitos reservados.

Página Principal Fecha a janela